29 de outubro de 2010

Guy "The Champ" Chamberlin

Nome: Berlin Guy Chamberlin (1894-1967)
Local de Nascimento: Nebraska
Posição: End e Treinador
Time: Chicago Cardinals (1927-1928)

Chamberlin jogou na University of Nebraska, onde se formou em 1916, depois de ter sido escolhido duas vezes All-America. Quando saiu da faculdade, ele foi servir o exercito dos Estados Unidos por dois anos antes de ir para a NFL.

Seu primeiro ano como profissional não foi na NFL, já que a liga ainda não existia. Portanto, nesse período pré-NFL, o "The Champ" jogou no Canton Bulldogs, sendo um dos melhores ends da época. Em 1920, Guy vai para o Decatur Staleys(Chicago Bears), onde George Halas(técnico) podia colocar Chamberlin em qualquer lugar no campo. Ele era ótimo tanto na defesa quanto no ataque, era forte, alto e rápido, era o tipo de jogador que fica em campo os 60 minutos da partida.

Em 1922, Chamberlin volta a Canton para jogar e ser técnico ao mesmo tempo, isso foi uma das coisa mais geniais que poderiam ter feito. Guy Chamberlin é um dos poucos técnicos que tem mais de 50 vitórias na carreira e isso perdendo apenas 16 partidas e empatando 7, um aproveitamento de 0.759*. No seu primeiro ano como técnico ele levou o seu time a vencer o campeonato invictos, vencendo nove jogos sem levar nenhum ponto. No ano seguinte os Bulldogs levam o titulo da NFL pelo segundo ano consecutivo e novamente de forma invicta.

Em 1924, o Canton Bulldogs foi vendido para um promotor de Cleveland, que levou vários Bulldog(não o cachorro, os jogadores) para o seu time, inclusive Chamberlin, que seguiu como técnico e liderou o seu time a mais um titulo. No ano seguinte Chamberlin se junta ao Frankford Yellow Jackets, mas não é campeão pela primeira vez na carreira como treinador - diga-se de passagem que o campeão do ano foi o Chicago Cardinals. No segundo ano com os Yellow Jackets ele leva o time ao titulo, seu quarto em cinco anos. Em 27 ele se junta aos Cardinals, mas apenas como jogador, em 28 ele é apenas treinador e em 29 ele se aposenta.

Foi induzido ao College Football Hall of Fame em 1962 e ao Pro Football Hall of Fame em 1965.

*Guy Chamberlin é o técnico com a melhor proporção vitórias-derrotas(os empates não contam) da história da NFL, com .784. O segundo melhor é John Madden com .763 e o terceiro é Vince Lombardi com .738.

Nenhum comentário: