23 de setembro de 2010

Marshall Goldberg #99

Nome: Marshall Goldberg (1917-2006)
Local de Nascimento: West Virginia
Posição: FB/DB
Camisa: #99
Time: Chicago Cardinals (1939–1943, 1946–1948)

Começou sua carreira no esporte em 1935, jogando na Elkins High School, West Virginia, onde foi capitão do time de futebol americano e de basquete, sendo escolhido All-State em ambos.

No nível universitário ele jogou na University of Pittsburgh, liderando os Panthers à dois títulos nacionais consecutivos(1936 e 1937). Pittsburgh também ganhou o Rose Bowl de 1937, jogo que eles venceram com facilidade o Washington Huskies por 21-0. Nesse mesmo ano Marshall foi nomeado first-team All-American jogando como halfback e em 1938 ele voltaria a ser escolhido para o first-team, mas desta vez jogando como fullback, pois o seu time estava sem fullback e Marshall, voluntariamente, se colocou a disposição do técnico Jock Sutherland(treinador lendário que está no College Football Hall of Fame). Marshall também foi segundo colocado na votação do Heisman Trophy daquele ano.

No total Goldberg acumulou 1,957 jardas corridas, recorde da faculdade de Pittsburgh que permaneceu até 1974, quando Tony Dorsett ultrapassou a marca.

Marshall Goldberg foi draftado por um Chicago Cardinals simplesmente horroroso no draft de 1939. Goldberg sem dúvida era um jogador espetacular, no seu primeiro ano chegou a correr com a bola com um pé quebrado, mas o time ao redor dele não ajudava e os Cardinals terminaram a temporada com um recorde de 1-10. Em 1941, apesar dos pesares, Goldberg liderou a liga em interceptações(7), foi o terceiro em jardas corridas(427 jardas) e líder em retornos de kickoffs(290 jardas), com esses números ele foi nomeado para o All-Pro team pela primeira e ultima vez.

Apesar da boa performance de Goldberg os Cardinals não conseguiam jogar bem, o próprio Goldberg explica: ''Naqueles anos os Bears, Packers e Redskins controlavam a liga, os outros times eram apenas bucha de canhão para eles. Nós nunca tínhamos um elenco. Teve um ano que terminamos com 17 jogadores, o resto foi cortado. Eles não queriam pagar $150 por jogo para um cara se eles não iriam usa-lo''.

Em 1943, Marshall jogou apenas um jogo pelos Cardinals, depois disso ele foi para o Pacífico Sul passar dois anos servindo os Estados Unidos na II Guerra Mundial. Só em 46 ele volta para os Cardinals, sendo nomeado três vezes consecutiva All-Pro Defensive Back(1946, 1947 e 1948) e ajudou o time a conquistar a NFL em 1947, foi a interceptação dele na final contra o Philadelphia Eagles que fechou o jogo, garantindo a vitória dos Cards. No ano do título, no meio da temporada, ele sofreu uma contusão e começou a jogar apenas na defesa, acredita-se que ele foi o primeiro jogador a jogar exclusivamente na defesa.

Goldberg se aposentou em 1948, depois de mais um jogo pelo título da NFL, mas dessa vez os Cardinals perderam para o Philadelphia Eagles. Ele ganhou muitas honrarias como jogador de futebol americano, como a nomeação para o 1930s College Football Team of the Decade da Sports Illustrated, ter a suas camisas aposentadas pela University of Pittsburgh(#42) e pelos Cardinals(#99), também entrou para o College Football Hall of Fame em 1958, mas ele não foi eleito para o Pro Football Hall of Fame(NFL). ''Eu não pensei muito sobre isso'' disse Marshall sobre não entrar no Hall da Fama ''Eu conheço um monte de ótimos jogadores que não estão lá. Eu não me preocupo com isso. Há um velho ditado italiano que diz 'A vida começa amanha'. Eu não posso me preocupar com esse tipo de coisa. Eu me preocupo mais com o mercado de ações do que entrar no Hall da Fama''.

Ele jogou no total 77 jogos pelos Cardinals em 8 temporadas e teve 17 touchdowns , 1644 jardas corridas, 60 recepções para 775 jardas, 19 interceptações, 259 jardas em retornos de punt e 844 jardas em retornos de kickoff(1 TD).

Post original

Nenhum comentário: