10 de dezembro de 2010

O Cara do Outro Lado da Linha - Kyle Orton

Kyle Orton aproveitando a vida de um quarterback na NFL

Saiu de Purdue e foi direto para Chicago, ao ser draftado no 4ºround do draft de 2005. Orton se tornou titular pois o quarterback titular, Rex Grossman, se machucou na pré-temporada e o back-up era muito fraco. Então Kyle foi titular por 15 jogos, mas foi substituido no intervalo do jogo contra os Falcons, na semana 15. Orton voltou a jogar na ultima partida da temporada, mas só porque os Bears já estavam garantidos no pós-temporada. Grossman foi o titular no único jogo da pós-temporada dos Bears, uma derrota para o Carolina Panthers. No total, Orton teve 10 vitórias e 5 derrotas enquanto jogava, mas teve o pior rating(59.7) entre os quarterback com pelo menos 224 passes tentados.

Em 2006, Brian Griese chega em Chigaco para ser o segundo quarterback do time, enquanto Orton se torna o terceiro. Por isso Kykle não chegou a ver alguma ação durante a temporada.

Chris Leak, quarterback que liderou o Florida Gators ao BCS Championship, chegou como undrafted e já chegou como segundo quarterback, apesar da sua má performance no training camp e dá bela prformance de Orton durante toda a offseason. Então a verdadeira decisão de quem era o segundo quarterback veio depois que os Bears já não tinham mais chance de playoffs. Orton entrou para o jogo contra o Minnesota Vikings e acabou derrotado, mas se recuperou e venceu os dois ultimos jogos passando para 294 jardas, 3 TDs e 1 interceptação.

Em 2008, Orton e os Bears chegaram a um acordo para um contrato de 1 ano. E na pré-tempotada Kyle conseguiu tomar a posisão de titular de Grossma, apesar de não ter passado para nenhum TD durate a pré-temporad. Kyle Orton teve a melhor temporada de sua carreira, até então. Ele perdeu apenas um jogo da temporada regular, por contusão, e passou para 2972 jardas 18 touchdowns e 12 interceptações, com um rating de 79.6. O tecnico Lovie Smith disse que gostou da atuação de Orton, mas Jerry Angelo, general manager, queria troca-lo.

Foi ai que a merd(*) aconteceu. Os Bears foram atrás de Jay Cutler, que tinha sido votado para o Pro Bowl de 2008. E para conseguir Cutler eles mandaram Orton mais a escolha de 1º e 3ºround de 2009 e a do 1ºround de 2010 en troca de Cutler e a escolha de 5ºround dos Broncos de 2009. Kyle chegou como titular nos Broncos e fez em Denver o que todos esperavam que ele fisece em Chigaco. Ele levou o time a começar 6-0 na temporada, incluindo uma vitória sobre os Patriots onde ele conseguiu um drive de 98 jardas na prorrogação, o que lhe renceu o ''AFC Offensive Player of the Week''.

No final da temporada Orton teve 3802 jardas, 21 TDs e 12 interceptação, rating de 86.8, enquanto Cutler teve 3666 jardas, 27 TDs e 26 intercetações, rating de 76..

Nesse ano, ambos os quarterback estão jogando muito bem, especialmente Orton, que tem 3487 jardas em 12 jogos, incluindo um jogo de 476 jardas na derrota contra os Colts.

Nenhum comentário: